Ads 468x60px

Pages

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Mude a si mesmo

Por Emilce Shrividya Starling

"... aquilo que nos incomoda no outro, é o que precisamos corrigir em nós mesmos. O outro é apenas um espelho"
A filosofia do yoga nos ensina também através de contos de sabedoria:

Um grande santo orava sempre a Deus: “Ó Senhor, me conceda energia para que eu possa modificar o mundo”.

Os anos se passaram, e ele rezou: “Senhor, já não tenho a energia suficiente para mudar o mundo, pois já cheguei à meia-idade, não sou mais aquele jovem rebelde. Mas, Senhor me dê força suficiente para mudar meus parentes e amigos”.

O tempo foi passando e ele disse ao Senhor: “Já fiquei idoso, e não tenho energia suficiente para mudar nem meus parentes nem amigos, porque são mais fortes e jovens. Então, Senhor, me conceda força suficiente para que eu possa mudar a mim mesmo”.

E o santo disse: “Somente depois disso fiquei satisfeito e realizado. Desse modo, quero alertar você também para orar desde o princípio: “Ó Senhor, me conceda energia para mudar a mim mesmo”.

A psicologia já descobriu que só identificamos um fenômeno externo quando ele existe dentro de nós. Portanto, aquilo que nos incomoda no outro, é o que precisamos corrigir em nós mesmos. O outro é apenas um espelho.
O mundo cinza que você enxerga está dentro de você

Se você anda enxergando um mundo cinzento, sempre reclamando de tudo, fique atento para a escuridão que pode existir dentro de você. Observe seu lado obscuro, seus defeitos, sua irritação que está camuflando a raiva, a inveja e a insatisfação. 

Não fique na ilusão de que pode mudar o mundo. Ouse mudar a si mesmo.Essa é a tarefa mais imp
ortante que todos nós deveríamos fazer com doce autoesforço e determinação.

Dedique-se com constância a dissolver a raiva, a mudar os hábitos nocivos, a desenvolver qualidades como paciência, generosidade e compaixão.
É dentro de cada coração que começa a paz no mundo. A beleza, a bondade que você quer encontrar no mundo, precisa ser cultivada dentro de você.

Se não seguir essas sábias orientações, se não compreender isso, você continuará apenas resmungando, reclamando, almejando uma felicidade que não conseguiu perceber que está dentro de si mesmo.

A felicidade está em nossos corações e no entanto, muitas vezes, as pessoas a procuram a vida inteira somente no mundo.

A felicidade que o Yoga nos ensina, é uma felicidade independente de qualquer acontecimento, de relacionamentos e de nossas posses. Essa felicidade só pode se acessada se você mergulhar para dentro de si, em busca do silêncio da mente e da paz do Ser interior divino que habita dentro de nós.

Quando você praticar o relaxamento profundo e meditar com regularidade (clique aqui para aprender a meditar), você encontrará esse ponto de apoio e calma do Ser interior, fonte de toda sabedoria e contentamento puro.

Quando encontrar essa tranquilidade dentro de você, você olhará o mundo com uma nova linguagem de amor e aceitação.

A aceitação é a chave da serenidade. Na aceitação mora a alegria interna. Se há aceitação e contentamento dentro de você, todos os fenômenos externos como a chuva, o sol, o calor , o frio, o feio, o bonito, tudo se transformará em manifestação do divino para você. Compreenderá que tudo é necessário e útil à evolução humana.

O sofrimento surge quando está frio e você deseja o calor, quando é dia e você almeja a noite, quando não está satisfeito com seu emprego, seus relacionamentos, suas posses e deseja o que os outros têm.

Aprenda com a natureza a magia do “Assim é.” As flores não se estressam com a chuva, com o sol, com as tempestades, com as chegadas e partidas. Os animais não se desesperam quando foram contrariados em suas expectativas.

Todos os fenômenos são recebidos com naturalidade pela natureza, porque tudo é criação divina. Tudo é perfeito mesmo na imperfeição. Aqui é o planeta Terra, com sua lei do karma, ação e reação, causa e efeito. E, se está acontecendo desse jeito, é assim que tem que ser, pois esse mundo é de Deus. Ele sabe o que é necessário para a nossa evolução na Terra.

É importante manifestar gratidão pela vida que recomeça todos os dias, com um coração aberto e sereno, com bom humor e celebrando o dom da vida. 
Yoga nos ensina que tudo segue um plano divino. A Inteligência Supremasabe exatamente o que faz e o porquê faz. Não existe acaso. Não existe coincidência. Não existe injustiça.  Cada um está colhendo o que plantou nessa vida e nas vidas anteriores.

Nosso dharma (nosso dever!) é mudar a nós mesmos. Quando conseguimos isto, tudo mais acontece naturalmente. Nós só podemos transmitir a luz dos ensinamentos e ajudar verdadeiramente os outros, quando nos transformamos para melhor, quando estamos imbuídos das virtudes como a bondade, compaixão, o altruísmo e a paciência.

Se ficarmos esperando que os outros mudem ou que haja paz no mundo, teremos de esperar por muitos séculos. Para haver paz no mundo, ela precisa começar em cada mente, em cada coração, em cada lar. Podemos sentir harmonia e tranquilidade imediatamente se esses sentimentos fluírem de nossos corações.

Mude a si mesmo. Comece agora. Tenha coragem de se transformar para melhor.
Dez caminhos para mudar a si mesmo
1º) Observe seu lado obscuro, seus defeitos, sua irritação que podem estar camuflando suas insatisfações;
2º) Você não pode mudar as pessoas, portanto mude a si mesmo;
3º) Dedique-se com constância para dissolver a raiva e desenvolva a paciência e a generosidade;
4º) A aceitação da realidade é a chave da serenidade. Na aceitação mora a alegria interna;
5º) O sofrimento surge quando o dia a dia não está em sintonia com seus desejos; quando não está satisfeito com seu emprego, seus relacionamentos, suas posses... ;
6º) Seja grato pela vida que recomeça a cada dia;
9º) Mudar implica muitas vez em trilhar o desconhecido, portanto, tenha coragem;
8º) Seja paciente, pois mudanças não ocorrem da noite para o dia. Com um passinho de cada vez, colecione a cada dia, uma "pequena" vitória;
9º) Medite, o relaxamento profundo feito com regularidade te ajudará a encontrar esse ponto de apoio e calma do Ser interior
10º) Empreenda essas mudanças com um doce autoesforço e determinação.
Namastê! Deus em mim saúda Deus em você! Fique em paz!

UOL Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...