Ads 468x60px

Pages

sábado, 29 de dezembro de 2012

LEI SECA Bebida alcoólica pode alterar reações do motorista até 26 horas após a ingestão


A Lei Seca está mais dura para quem se atrever a dirigir depois de ingerir bebida alcoólica. Como foi divulgado, desde o último dia 20, quando a presidenta Dilma Rousseff  sancionou  projeto de lei modificando o Código Nacional de Trânsito, a multa para o motorista bêbado passou de R$ 957,70 para R$ 1.915,40, podendo dobrar em caso de reincidência em 12 meses.

Além do bafômetro e do exame de sangue, outros recursos podem valer para atestar a embriaguez, como vídeos, depoimento de policial ou testemunhas. Mas pouco se fala que não é só imediatamente ou logo após a ingestão de álcool que não se deve dirigir. Durante a ressaca, que pode durar até 26 horas, o motorista pode apresentar alterações que o desabilitam a dirigir veículos.

O médico clínico Dirceu Rodrigues Alves Júnior, diretor da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, em artigo intitulado “Ressaca ou Veisalgia”, publicado na última edição da “Trânsito em Revista” é categórico: “o excesso de bebida alcoólica ingerida num dia produz um quadro chamado veisalgia, popularmente conhecido como ressaca, que ocorre 6 a 8 horas após a ingestão, período em que a concentração do álcool no sangue cai a zero, podendo durar de 24 a 26 horas”. Segundo o médico, o bafômetro “jamais identificaria essa condição avessa à direção veicular”.

Mesmo sem o bafômetro registrar mais o teor de álcool no organismo do motorista que tenha exagerado no consumo de bebida alcoólica, este vai apresentar redução “de mobilidade, memória, julgamento e respiração”. O médico explica que isso ocorre porque o álcool, como  “depressor do sistema nervoso central” inibe a ação dos neurotransmissores.

Ele diz não ter dúvidas de que a chamada ressaca “repercute nas funções essenciais para a direção veicular, quais sejam: a cognitiva motora e sensório perceptiva. A direção veicular nessas condições é extremamente perigosa e os sintomas persistem até 26 horas após.”
Por isso, nos feriados de final de ano, especialmente, motoristas devem redobrar o controle na ingestão de bebidas alcoólicas e jamais tomar o volante sem condições de dirigir.

Trânsito em Revista
A publicação cearense “Trânsito em Revista”, de propriedade do jornalista Augusto Brandão e do publicitário Maninho Brígido, traz informações que promovem a cidadania e a paz no trânsito. Não possui nenhum vínculo com empresas privadas ou órgãos governamentais. O trabalho da equipe pode ser acompanhado também pelo site www.transitoemrevista.com.br.

Mais informações: Trânsito em Revista – (fone: 85 3279 4410.

Boa Notícia

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...