Ads 468x60px

Pages

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Coral formado por detentos se apresenta ao lado da Orquestra Sinfônica da UECE


A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) promove na terça-feira, dia 20 de novembro, o 1º Concerto de Natal Justiça & Cidadania, a partir das 18h30, no Theatro José de Alencar. O momento conta com a apresentação do Coral Vozes da Liberdade, formado por 40 internos do sistema penitenciário cearense, e da Orquestra Sinfônica (foto) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O projeto é uma forma de auxiliar no resgate da auto-estima do encarcerado, de promover a cultura e, principalmente, de apresentar à sociedade o potencial de inclusão social da pessoa presa.

O repertório do Concerto é composto por clássicos natalinos como Noite Feliz e Bom Natal; além de músicas que exaltam valores familiares como Depende de Nós, dentre outras. A apresentação é gratuita e os 800 lugares do Theatro José de Alencar são abertos ao público.

Formado por 40 detentos do sistema penitenciário cearense, o Coral Vozes da Liberdade é desenvolvido através de ensaios semanais, pela maestrina Bary Sampaio, para os internos do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) e do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), com aulas de canto e expressão corporal. "A Sejus tem buscado incentivar a ressocialização com destaque para as ações de incentivo à educação, à cultura e ao trabalho, dando horizontes para aquela pessoa que cometeu um erro, mas busca uma nova chance quando retornar à sociedade", enfatiza a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo.

Deste modo, diversas ações, vinculadas à Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, tem sido traçadas com intuito de promover este resgate e oportunizar o retorno ao convívio social e o resgate da auto-estima dos encarcerados.
 
A Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE), sob regência do maestro Alfredo Barros, teve seu início em agosto de 2009. É formada por cinquenta músicos distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. O projeto é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão, com músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados da UECE. É, sobretudo, uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica.

Esta é a segunda apresentação conjunta do Coral Vozes da Liberdade e a Orquestra Sinfônica da Uece. O primeiro encontro aconteceu na abertura V Congresso da Associação Interamericana de Defensores Públicos, em agosto de 2012."A partir do sucesso desta apresentação no Congresso, tivemos a ideia de reuni-los novamente em um espetáculo aberto para nossos colaboradores da Sejus, familiares e à comunidade em geral", acrescenta a secretária.

Com informações da Sejus


Boa Notícia

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...