Ads 468x60px

Pages

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Encontro de CEBs ressoa voz dos oprimidos em Dourados/MS

Cecília de Paiva
A cidade de Dourados, em Mato Grosso do Sul, sedia o 3º Oestão de Cebs (Comunidades Eclesiais de Base) entre os dias 15 e 18 deste novembro de 2012. Reúne cerca de quatrocentos romeiros e romeiras na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com programação baseada no tema "CEBs: Justiça e Profecia a Serviço da Vida" e no lema "CEBs: Romeiras do Reino no Campo e na Cidade".
Os participantes começaram a chegar desde as primeiras horas da manhã deste dia 15, contudo, há quem tenha saído de casa há umas vinte horas de estrada, como Marcos Zacarias de 24 anos, da Diocese de Formosa em Goiás. Para ele, ser "CEBs é um modo de ser Igreja Libertadora, aquela que busca fazer com que os oprimidos ressoem sua voz em busca de justiça. Vim para agregar mais força e ver esse fortalecimento que supera cansaço ao ver todo esse pessoal reunido", afirma o jovem romeiro.
E sem cansaço, veio a música e a alegria de CEBs invadindo a solenidade de abertura, congratulando a todos os caminhantes oriundos de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Tocantins. A uma só voz, ressou o "Peneirei fubá, fubá caiu, tornei peneirar, fubá subiu..." seguido do "Lá vem o Trem das CEBs...", com todos saindo enfileirados em um só ritmo.
Na palavra de abertura, Dom Redovino Rizzardo, bispo de Dourados, disse agradecer a Deus, pois é "um presente ter a graça de receber o 3º Oestão. Não teria dormido em paz se não tivesse dado o meu sim tão logo ouvi a indicação para Dourados", afirmou.

A noite de abertura também contou com a presença do padre Vileci Basílio, coordenador do 13º Intereclesial de CEBs, que será realizado em Crato, no Ceará, em 2014. Para o coordenador, "esses encontros preparativos são como se o 13º Intereclesial já estivesse acontecendo", declarou dizendo ainda que, nos primeiros dias de janeiro de 2013, haverá encontro especial com comunicadores, em preparação à cobertura jornalística do evento, para que todos o acompanhem de perto.

Toda a programação do 3º Oestão conta com momentos intensos de espiritualidade e fé, possibilitando o encontro de romeiros e romeiras com a comunidade local, com as famílias responsáveis por hospedar cada participante em suas casas.
O encontro segue na sexta-feira [16] com a assessoria de padre Benedito Ferraro, teólogo e professor atuante em Campinas (SP), doutor em Teologia e assessor da Pastoral Operária.
Fonte: COMIRE Oeste 1

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...