Ads 468x60px

Pages

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Diretor da Pastoral dos Ciganos critica «demissão» das dioceses na missão de evangelizar


O diretor da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos (ONPC), frei Francisco Sales, diz que a Igreja Católica tem de “repensar” a sua missão junto daquela comunidade e tornar-se mais “evangelizadora” e menos “assistencialista”.
Em entrevista concedida hoje à Agência ECCLESIA, frei Francisco Sales Diniz sublinha que “ao nível das estruturas da Igreja existe uma grande demissão relativamente ao anúncio de Cristo, junto da realidade cigana” e que “a maioria das dioceses do país não tem esta matéria como prioridade nas suas agendas”.
“Em muitas regiões nem vale a pena falar na pastoral dos ciganos porque não entra, de forma nenhuma, é como remar contra a maré”, lamenta aquele responsável, recordando que “a Palavra de Deus é para todos, não só para alguns”.
Neste caso, salienta o religioso franciscano, está em causa uma comunidade “presente em Portugal há muitos séculos, que conta hoje com mais 50 mil pessoas e que já teve uma matriz fortemente católica”.
A falta de acompanhamento por parte da hierarquia católica levou a que “a partir dos anos 70 do século XX, grande parte dos ciganos aderissem à Igreja Evangélica de Filadélfia de Portugal, que se preocupou com eles e promoveu os próprios ciganos como pastores e responsáveis das comunidades”.
Frei Francisco Sales reconhece que “a realidade cigana é difícil, tem uma forma de ver o mundo completamente diferente”, mas salienta que a Igreja Católica recebeu como “mandato” e “responsabilidade” dirigir-se a todos os povos.
“Os primeiros cristãos foram ao encontro de culturas pagãs, que tinham os seus deuses, os seus templos, os Estados estavam ligados a estas religiões, mas não tiveram medo de evangelizar. Hoje, parece que quando surge um problema, uma comunidade mais à margem, uma realidade mais difícil, todos se afastam”, lamenta o diretor da ONPC.
Aquele organismo abre hoje, em Viana do Castelo, um encontro nacional de três dias para abordar esta problemática junto dos responsáveis diocesanos e “alertar os bispos para a necessidade de promover uma pastoral mais evangelizadora junto da comunidade cigana”.
A iniciativa surge numa altura em que a Igreja Católica está a promover o Ano da Fé (até novembro de 2013) e a ONPC quer aproveitar este impulso para “repensar o seu funcionamento, os seus objetivos, para ser mais eficaz numa pastoral que não seja meramente assistencialista”.
“Se a Igreja não se deixar transformar e imbuir pelo espírito que animou os apóstolos e as primeiras comunidades cristãs, voltando à inspiração inicial e abrindo-se à realidade do mundo a todos os níveis, o Ano da Fé será apenas mais uma celebração com muitas coisas bonitas mas onde tudo ficará na mesma”, aponta o frei Francisco Sales.
O 39º Encontro Nacional da Pastoral dos Ciganos tem como tema “Anúncio da Fé na Realidade Cigana” e conta com a participação de D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, e de D. Manuel Linda, bispo auxiliar de Braga e vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.
JCP
Agência Ecclesia

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...