Ads 468x60px

Pages

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

"Átrio dos Gentios" chega hoje a Guimarães e Braga


Braga e Guimarães recebem entre hoje e amanhã uma nova sessão do ‘Átrio dos Gentios’, projeto do Vaticano para o diálogo entre crentes e não crentes que vai debater o “valor da vida” para lá da crise.
A posição é assumida pelo presidente do Conselho Pontifício da Cultura (CPC), organismo da Santa Sé que dinamiza esta iniciativa, para quem a crise económico-financeira que se vive em vários países, incluindo Portugal, só pode ser ultrapassada com uma renovação ética.
“Temos de criar uma atmosfera que não se limite às questões económicas nem financeiras, porque os seus problemas nasceram, em boa parte, quando se esqueceram as questões éticas, morais”, refere o cardeal Gianfranco Ravasi, em entrevista à Agência ECCLESIA.
Segundo o cardeal italiano, a escolha do tema ‘O valor da vida’ para esta sessão do átrio visa abordar “as grandes coordenadas, os grandes temas que muitas vezes não são abordados na sociedade contemporânea, que reduz tudo às questões imediatas”.
O Átrio dos Gentios é inaugurado com uma conferência de Marcelo Rebelo de Sousa, comentador e professor universitário, sobre o tema ‘Identidade e sentido da vida de um povo’, a partir das 18h00.
Pelas 21h30, o neurocirurgião João Lobo Antunes vai refletir com o cardeal Ravasi sobre ‘O valor e o sentido da vida de cada ser humano’.
No sábado, a edição portuguesa vai englobar debates sobre ‘estilo de vida e salvaguarda do universo’, desde várias perspetivas, para além de momentos culturais, com concertos, exposições e a apresentação de uma peça de teatro.
O arcebispo de Braga, diocese que acolhe o projeto, refere por sua vez que a sessão portuguesa do Átrio dos Gentios pode ajudar a “viver melhor” no país.
“É possível conviver com as diferenças” e “estabelecer pontes”, referiu à ECCLESIA D. Jorge Ortiga, para quem “a preocupação de estar com os outros é fundamental” para a Igreja Católica e a sociedade civil, no atual momento.
Para os responsáveis pela organização em Portugal do Átrio dos Gentios, o catolicismo está ativo e quer dialogar com o mundo.
“A Igreja não quis ficar à margem” das atividades das capitais europeias da cultura e juventude, que em 2012 decorrem em Guimarães e Braga, e por isso encontrou “um modo seu de marcar presença” e “de dizer ao mundo que está viva”, indica o cónego José Paulo Abreu, vigário-geral da arquidiocese minhota.
A coordenadora geral do Átrio dos Gentios em Portugal, Isabel Varanda, acentua por seu lado que o evento “não é ‘uma coisa da Igreja e dos padres’”: “a representação da Igreja como instituição e da religião, em geral, é discreta e proporcional: uns crentes, outros não crentes ou agnósticos”.
A ministra Assunção Cristas, o antigo candidato presidencial Fernando Nobre e a presidente da Federação Europeia dos Bancos Alimentares, Isabel Jonet, são alguns dos conferencistas convidados, juntando-se à coreógrafa Olga Roriz, aos escritores Vasco Graça Moura e Valter Hugo Mãe, à poetisa Ana Luísa Amaral e ao padre e poeta Tolentino Mendonça, entre outros.
Átrio dos Gentios vai poder ser seguido com emissão vídeo online, em direto, assegurada pela Agência ECCLESIA, em parceria com o portal SAPO.
A organização adiantou que as inscrições, online e por telefone, se encontram encerradas, embora existam alguns lugares disponíveis para os workshops de Braga, no sábado.
OC
Agência Ecclesia

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...