Ads 468x60px

Pages

sábado, 20 de outubro de 2012

O QUE PEDIMOS QUANDO REZAMOS


Comentário do Evangelho (Mc 10, 35-45) do 29º Domingo do Tempo Comum

Normalmente as nossas orações constituem pedidos que fazemos a Deus a fim de suprir necessidades que temos. Pedimos saúde, paz, sucesso no vestibular, bom emprego... São pedidos válidos; impróprio é pedir que sejamos os primeiros em tudo a fim de ser mais e melhores que os outros e nos impor a eles. Pedir autoridade para dominar os outros é sinal de que não entendemos a proposta de Jesus. Para ele, o mais importante e o primeiro é aquele que serve, que põe seu saber a serviço da libertação.

O pedido dos dois discípulos reflete a ambição que pode estar presente em cada um de nós: ser mais que os outros, dominar sobre os outros.

Exemplos disso não faltam: nas famílias, encontramos certos pais e mães que, pelo fato de serem “autoridades do lar”, são arrogantes e autoritários, pensando que resolvem os problemas na base da força e da violência moral e até física. Esquecem que são “autoridades” a serviço da família para orientar os filhos no bom caminho, ajudando-os a se tornar éticos e honestos.

Nas comunidades cristãs, pode haver risco de certas lideranças, ministros ou agentes de pastoral se tornarem arrogantes por terem alguma “autoridade”. Dão ordens, exigem privilégios; nos cumprimentos, exigem veneração, beijos na mão, respeito pelos títulos que os identificam. Todos os que se dispõem a atuar na comunidade deveriam estar de fato preocupados em servir os outros e não buscar privilégios e mordomias para si próprios.

O evangelho de hoje não é apenas uma proposta a quem detém alguma autoridade ou cargo na comunidade ou na sociedade, mas é apelo a todo cristão. Quem se propõe seguir o Mestre deve se comportar como “servo”: marido e mulher são servos um do outro no amor; o professor é o servidor do aluno, ajudando-o a ser bom e honesto profissional; o médico se dedica ao doente e o ajuda a recuperar a saúde; o comerciante visa, antes de tudo, servir bem e honestamente os clientes; o político é alguém que se preocupa com o bem do povo e das coisas públicas...

Pe. Nilo Luza, ssp

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...