Ads 468x60px

Pages

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Bem-aventurado Jacques Berthieu será canonizado neste domingo


Rádio Vaticano


No próximo dia 21 de outubro, vai ser canonizado em Roma Pe. Jacques Berthieu, jesuíta francês e missionário em Madagascar. Durante o Concílio Vaticano II, em 1965, o Papa Paulo VI o declarou bem-aventurado. Com Pe. Berthieu, serão canonizados outros seis beatos. A data coincide com o “Dia Mundial das Missões” e será um dos eventos especiais do Ano da Fé e do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização.

Jacques Berthieu nasceu em 27 de novembro de 1838, no centro da França, e seus pais eram agricultores. O desejo de levar o Evangelho a terras distantes e colocar como fundamento da sua vida espiritual os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, o levou a solicitar a sua admissão na Companhia de Jesus. Como missionário, assim descreveu sua missão: “Ser missionário é fazer-se tudo a todos, no interior e no exterior. Ocupar-se de tudo, das pessoas, dos animais e das coisas, jamais esquecendo o desejo final de ganhar almas”.

Testemunho disso são os seus esforços para incentivar a educação escolar, a atividade no campo da construção, as obras de irrigação e criação de pomares e a formação agrícola. Ele foi um incansável catequista!

A grande opção de Padre Berthieu foi provocada pela inquietação por uma missão que o levou para outro país, outra língua e outra cultura. Sua união pessoal com Deus, sempre vivida na oração, foi expressa pelo zelo pastoral, ao mesmo tempo amor fraterno para com os fiéis que lhe foram confiados e exigência de conduzi-los a uma maior profundidade de vida cristã; e finalmente pela doação de sua vida, no dia-a-dia, até chegar a uma morte que lhe configurou definitivamente com Cristo.

A intercessão de Jacques Berthieu nos ajude a reconhecer a força da fragilidade, e a sermos fiéis à nossa vocação cristã, com alegria, e a entregarmo-nos totalmente às missões que recebermos do Senhor.

Canção Nova

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...