Ads 468x60px

Pages

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação - Os alimentos contra o Câncer


Você sabia que, na maioria das vezes, o câncer pode ser evitado? É com essa frase que o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer iniciam um importante documento chamado Recomendações Gerais do Relatório sobre Alimentação e Câncer.

É por isso que, sempre que realizo uma palestra, faço questão de mostrar uma imagem onde explico que mesmo que você tenha uma susceptibilidade genética para o câncer ela conta, numa escala de 1 a 100, apenas 20%. O restante, isto é, 80%, É VOCÊ QUE DETERMINA POR MEIO DAS SUAS ESCOLHAS.

Traduzindo para nossa linguagem cristã: nosso livre-arbítrio. Por isso escolhi o título “Escolhas e Impactos” para o livro de receitas que escrevi em parceria com o Chef Renato Caleffi. Em cada momento da sua alimentação, você tem a oportunidade de colocar saúde no seu organismo.
Nicolas Raymond/Hidden/sxc.hu


Eu costumo explicar para meus pacientes que cada célula é como se ela tivesse um “armário” e, cada vez que comemos algo que nos faz bem, é como se colocássemos dentro desse armário: um chapéu, um guarda-chuva, um filtro solar, etc. No dia que nosso corpo precisar, ele terá o que usar para se defender do mau tempo que pode ser, por exemplo, excesso de poluição, como aquela fumaça preta que saiu daquele caminhão enquanto você esperava seu ônibus. Do seu lado, haverá uma pessoa que irá respirar esse mesmo ar poluído, mas como cada organismo irá se “defender” desses agentes agressores dependerá do estoque de nutrientes que seu “armário” tiver.

Hoje sabemos, através de uma nova ciência chamada de Nutrigenômica, o que acontece com os nutrientes dentro das nossas células e, mais especificamente, dentro do nosso DNA (a molécula da vida!). Veja agora quais os alimentos que são verdadeiros inimigos para essa doença tão temida por todos.

As células cancerígenas DETESTAM couve! Alho e cebola também são dois grandes aliados nessa briga. A soja, desde que orgânica, fermentada ou coagulada, como o tofu, é muito bem-vinda. Existe um tempero que chamo de anticâncer que é a cúrcuma. O chá verde é nosso grande aliado desde que você não tenha hipertensão nem problemas com sua tireóide.

Em relação às frutas, escolha sempre aquelas mais escuras que vão do vermelho ao roxo como o mirtilo (aqui o pessoal do sul leva vantagem). E, das gorduras, temos o ômega-3 presente nos peixes. Não se esqueça da nossa querida sardinha que é fácil de comprar, fácil de preparar e não custa caro.


Dra. Gisela Savioli
Nutricionista clínica e escritora
blog.cancaonova.com/maissaude
twitter.com/giselasavioli
www.giselasavioli.com.br


+ DICAS

Foto: Arie shoji/sxc.hu
GELINHO DE COUVE

Higienize as folhas de couve e coloque no liquidificador com um pouco de água e bata muito bem. Coloque nas formas para fazer cubinhos de gelo e, depois de congeladas, guarde numa vasilha de vidro no congelador. Acrescente no seu suco um gelinho de couve todos os dias.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...