Ads 468x60px

Pages

sábado, 13 de outubro de 2012

Fé e ciência e são temas de pronunciamento no Sínodo


Da Redação, com Rádio Vaticano


Arquivo
Dr. Werner Arber é o primeiro protestante nomeado pelo Papa Bento XVI para a Pontifícia Academia das Ciências
Conclui-se neste sábado, 13, a primeira semana de trabalhos do Sínodo dos Bispos, dedicado à nova evangelização. Na tarde desta sexta-feira, 12, os Padres sinodais ouviram o pronunciamento do dr. Werner Arber, presente na Assembléia como convidado especial. As relações entre ciência e fé estiveram no centro de seu pronunciamento.

Prêmio Nobel para a medicina em 1978, Arber foi nomeado pelo Papa Bento XVI como presidente da Pontifícia Academia das Ciências em 2011, primeiro protestante a desempenhar tal encargo.

Ciência e fé são e devem continuar sendo elementos complementares para o conhecimento humano. Esse foi o ponto central do pronunciamento de Arber. Um discurso técnico, mas também muito humano, baseado na consciência de que a ciência "até agora não conseguiu encontrar respostas pertinentes" a todas as interrogações do homem, sobretudo àquelas que "transcendem a esfera natural". Papel que  os credos religiosos podem desempenhar.

Bento XVI encontrava-se presente na Sala do Sínodo e ouviu com atenção o presidente da Pontifícia Academia das Ciências citar o livro do Gênesis para demonstrar que desde então existia uma concordância entre fé e ciência.

O presidente da Pontifícia Academia das Ciências afirmou que "até então a ciência ainda não tem uma noção precisa dos fundamentos da vida", ou melhor, da chamada "criação do nada", a qual permanece "matéria a ser tratada mediante a filosofia".

Mas a que serve hoje a ciência? Para Arber, a ciência abre a novas aplicações tecnológicas que melhoram a vida e o ambiente do homem, plasmando o seu futuro. Nessa ótica, portanto, Igreja, sociedade civil, economia e ciência são chamadas a assumir a co-responsabilidade de estabelecer uma nova concepção do futuro que comporte benefícios a longo prazo para toda a humanidade.

Para alcançar esse resultado, é preciso que as sociedades modernas respeitem regras de conduta oportunas, facilmente aceitáveis se radicadas na fé religiosa. No fundo, afirmou Arber, também Jesus seria favorável à aplicação da ciência para o bem da humanidade e no respeito pelas leis da natureza.

As plantas transgênicas são um exemplo prático de tal princípio: métodos adotados para criá-las seguem as leis naturais da evolução biológica, explicou Arber, e não comportam riscos ligados à engenharia genética.

Portanto, nessa ótica poderiam realmente mitigar o problema da fome no mundo, em vista de um futuro em que o desenvolvimento seja seguro, responsável e sustentável.

Canção Nova

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...