Ads 468x60px

Pages

terça-feira, 4 de setembro de 2012

As dores de um segredo


Dos segredinhos de crianças a outros de adultos, todos têm algo em  comum: O temor de ser descoberto!

No começo de um relacionamento é bem comum, entre uma conversa e outra, os namorados quererem saber da história daquela pessoa com quem se relaciona. Nessa pesquisa estarão os interesses sobre os acontecimentos do antigo relacionamento da (o)  namorada (o), entre outras coisas. E mesmo que não seja verbalizado, estabelecemos um pacto de fidelidade à verdade, a fim de que nada possa ser motivo para a desconfiança.
Contudo, no relacionamento, no qual sempre buscamos o crescimento mútuo, pode acontecer que surja vestígios de uma desconfiança, a respeito de alguma coisa que o nosso (a) companheiro (a) esteja escondendo e que deveria ser compartilhado.
Dos segredinhos de crianças a outros de adultos, todos têm algo em  comum: O temor de ser descoberto!
Na maioria das vezes, as pessoas acham que têm o controle sobre aquilo que oculta.
Muitas coisas poderiam ser os motivos de alguém se envolver numa realidade paralela, contrária aquela que se vive dentro do seu próprio relacionamento. Desde uma história do passado até algumas atitudes que poderiam ser considerada como um desvio de conduta.
Há quem viva preso aos vícios, outras às suas tendências ou as suas fragilidades humanas. Outras pessoas, poderiam querer ocultar aqueles atos que violariam o pacto de fidelidade firmado na verdade entre os casais. Mas de maneira geral, a pessoa que traz o segredo acredita que poderá reverter a situação na qual se envolveu.
Na tentativa de proteger quem se ama com coisas, as quais considera desnecessárias, a pessoa traz consigo os incômodos daquilo que guarda secretamente no coração.
Por outro lado, o outro sob a suspeita que algo esteja sendo omitido, se sente no direito de saber da realidade que envolve os motivos de alguém guardar somente para si a verdade de seus segredos.
Nessa ocasião, certamente a tensão entre eles poderão se tornar intensas. Pois aquele que traz o segredo poderá se sentir temerosos pelas conseqüências que se desencadeará com a revelação da verdade.
Se os fatos são comprometedores ou não, pode ter chegado o momento que vai exigir a abertura dos velhos baús, e aquilo que era protegido de tudo e de todos vem à tona.
Independentemente da gravidade da situação, o estresse da conversa facilmente poderá confundir nossas atitudes sobre o que devemos fazer de posse da verdade.
Diante dos argumentos e da situação gerada, culpas e acusações são trocadas.
Certamente, o cônjuge indagará sobre os motivos os quais ele/ela não contou sobre o que estava acontecendo… E o sentimento de sentir-se traído (a) faz com que muitos casais acabam acreditando que já é tarde demais para convencer o outro a assumir um novo posicionamento ou em outros casos, de viver a retomada do relacionamento na mesma confiança.
Sem minimizar os efeitos negativos causado pela situação, precisamos decidir sobre a nossa nova postura diante do ocorrido.
Entendemos que a pessoa que tem maiores condições de ajudar é aquela que esta ao nosso lado. Talvez, o primeiro passo para superar as dores e os problemas causados pela revelação da verdade é permitir que o cônjuge resolva aquilo que, por muito tempo, estava tentando fazer por si, no compromisso de desvincilhar das cadeias do segredos.
A confiança poderá ser restaurada se ambos, agora, sob a luz da verdade e de conhecimento sobre os motivos que levaram a pessoa a enveredar por seus caminhos secretos assumirem uma nova atitude, capaz de extirpar aquilo que divide o essencial dos nossos relacionamentos.
Um abraço
Dado Moura

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...