Ads 468x60px

Pages

terça-feira, 25 de setembro de 2012

“Seminário São José, há 25 anos, formando sacerdotes comprometidos com a vida e a missão da Igreja”


                                                                                                                                                                   

                                                                                                      José Damacio Soares*
Nos dias 15, 16, 17 e 18 de agosto foi celebrado com grande alegria e dedicação o jubileu de prata do seminário arquidiocesano São José-Filosofia de Fortaleza. O momento foi de render graças a Deus pelos desafios, frutos e alegrias que esta casa de formação tem proporcionado não só a Igreja presente aqui em Fortaleza, mas toda Ela em seu conjunto, tanto aqui no Ceará como no mundo.

Abertura do primeiro dia do tríduo aconteceu na caminhada com Maria, onde a comunidade formativa esteve presente para também agradecer a Virgem Maria pela sua proteção na vida diária e missão dos formandos. Pois, Maria é formadora por excelência dos futuros pastores de nossa Igreja, foi com sua Mãe que Jesus passou boa parte de sua vida e aprendeu muito do que Ele nos ensina.

Nos dois últimos dias da preparação da festa jubilar estiveram juntos a comunidade os bispos, Dom Jose Heling (bispo da Diocese de Limoeiro do Norte) e Dom João José Costa (bispo da Diocese de Iguatu), ambos recordaram a importância do seminário de filosofia na vida de Igreja e no amadurecimento dos formandos. Dom João convidou a vivência desta festa jubilar não só naquele momento festivo, mas que se pudesse perpetuar no coração da comunidade como um meio de sempre estar atento aos sinais de Jesus onde nós estivermos.

Durantes as festividades foram lembrados os vários formadores e funcionários que contribuíram com as atividades formativas.  Também os muitos rapazes que buscaram neste ambiente formativo uma formação de qualidade que correspondesse às suas vidas. “Hoje, muitos deles padres ou leigos vivem seu chamado de vida a serviço do anúncio do Evangelho”, assim lembrado pelo Pe. José Benicio atual reitor. Foram colocados no coração de Deus todos aqueles que contribuem no processo formativo de modo especial, os agentes de pastoral que acolhem os formandos no campo de atuação missionária; as duas casas de formação arquidiocesana; os professores e funcionários da Faculdade Católica de Fortaleza; e todos benfeitores, que acompanham os formandos através de suas mãos generosas e de suas orações.

Durante a celebração Eucarística do ultimo dia presidida por Dom José Antonio (arcebispo de Fortaleza), foram homenageados os familiares dos jovens seminaristas. Na homilia do Dom José Antonio agradeceu a oferta dos jovens seminaristas a Igreja e recordou a importância da família no processo formativo de um padre; aproveitou e exortou a comunidade para uma prática coerente e fraterna do amor, chamando atenção dos seminaristas a renovarem o seu sim como um ato concreto de entrega total a Cristo.

As festividades do jubileu de prata do seminário arquidiocesano São José-filosofia marcam no coração da Igreja de Fortaleza um momento propício de adesão e compromisso as vocações sacerdotais. Pois, festejar esta data é celebrar não somente a existência dos muitos presbíteros em nossa Igreja do Ceará que pelo o seminário passaram, mas também, ansiar por futuros sacerdotes para a Santa Igreja de Deus.


*Seminarista do 2º ano de Filosofia da Diocese de Crateús estudando na Faculdade Católica de Fortaleza                                                                                           

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...