Ads 468x60px

Pages

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Caritas pronta para ajudar populações


A Caritas do Funchal está no terreno a acompanhar a situação das populações que, nos últimos dois dias, foram atingidas por chuvas e ventos fortes, sobretudo no Concelho de São Vicente, no norte da Madeira.

Em declarações prestadas hoje à Agência ECCLESIA, o presidente daquela organização católica, José Manuel Barbeito, adianta que o temporal “está a perder intensidade”, o que permitirá avaliar melhor “o que terá de ser feito” para ajudar os habitantes daquela região.

“Ontem já foram disponibilizados alguns cobertores, na zona do Porto Moniz, falava-se em quinze pessoas atingidas, mas entretanto aconteceram mais chuvadas e derrocadas”, realça aquele responsável.

Com “as estradas ainda condicionadas”, o balanço final fica para mais tarde; por agora não há vitimas mortais a registar, antes avultados danos materiais que estão a ser quantificados.

Segundo as autoridades da Região Autônoma da Madeira, há neste momento 35 desalojados em São Vicente.
O mau tempo fustigou o nordeste e o leste da ilha, especialmente os concelhos de Santana e Machico, para além do Porto Santo, obrigando a uma atenção permanente das forças de segurança e dos bombeiros.

Pequenas linhas de água têm transbordado, provocando inundações e várias derrocadas devido às fortes chuvas, que estão a diminuir nos últimos minutos.

De acordo com o presidente da Caritas do Funchal, as zonas atingidas “não eram consideradas como sendo de maior risco” e a situação “tem a ver com as alterações climáticas que se têm feito sentir a nível global”, as quais estão a dar um caráter “mais tropical” ao clima da Madeira.

“O presidente da Caritas Portuguesa, Eugênio da Fonseca, já se disponibilizou para ajudar naquilo que seja necessário”, adiantou ainda José Manuel Barbeito.
JCP/OC

Agência Ecclesia

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...