Ads 468x60px

Pages

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Diversas atividades marcam Semana da Solidariedade no Ceará


As Caritas de todo Ceará estão organizando uma série de atividades que vão marcar significativamente a Semana da Solidariedade que tem como tema central “Juventude desenvolvimento e solidariedade: semeando vida, colhendo direitos”. A partir de hoje, dia 5, rodas de conversa, cafés solidários, encontros com a juventude, farão parte das programações. A cartilha elaborada pelo grupo de trabalho (GT) nacional de juventude foi encaminhada para as dioceses para ajudar nas reflexões. Segue programação das dioceses.
Em Fortaleza será celebrada uma missa no dia 11 de novembro no canal da TV Ceará, das 8 às 9h como abertura da semana de solidariedade da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza (CAF). No dia 12 haverá o seminário sobre sustentabilidade institucional, que tem por objetivo traçar o plano de mobilização de recursos e sustentabilidade, de modo a buscar fontes independentes de recurso. No dia 14 será organizado o café solidário que reunirá lideranças comunitárias, agentes e colaboras/es da CAF. Essa atividade já acontece há 18 anos.
Na diocese de Iguatú, distante384 kmda capital, haverá rodas de conversa nas escolas além de participação na programação de rádio na cidade de Cedro.
Em Crateús, a programação irá contar com um encontro dos/das voluntários/as reafirmando compromissos e construindo identidades. Serão realizadas rodas de conversas com a juventude que refletirá conteúdos sugeridos pela cartilha do GT nacional e reflexão de temas ligados ao extermínio de jovens e mau uso das redes sociais, além da coleta e partilha de sementes.
Os grupos de jovens das comunidades do município de Sobral irão promover curso de artesanato com biscuit e rodas de conversa sobre o tema da semana.
Na diocese de Itapipoca cerca de 100 jovens estão se movimentando para realizar do dia 5 até o dia 12 atividades ligadas ao desenvolvimento solidário que inclui feiras, fundo rotativo, casas de sementes, quintais produtivos, etc. Além das oficinas de dança, teatro, cordel, música, contação de história, fotografia e Passeata. No último dia á noite haverá um momento cultural com apresentações dos trabalhos das oficinas temáticas e muito forró.
Em Limoeiro do Norte, a semana ganha força com a campanha recém lançada “Cartão vermelho ao trabalho infantil” realizada pelo Projeto Catando Cidadania “Crianças, adolescentes e famílias de Catadores (as) de Materiais Recicláveis na Ciranda dos Direitos” que se estenderá até o mês de dezembro com o festival regional de arte e cultura. Ainda em novembro, na noite do dia 13 se iniciará a festa da solidariedade com a presença de palhaços, bonecos, teatro, missão e caravana pelas ruas da cidade de Russas. No dia 14 haverá visitação às famílias e no final da tarde um encontro com adultos. Já no dia 15 a juventude realizará visita a outros jovens. Nos dias 21 e 22 um grande encontro reunirá os jovens na localidade de Aracati que farão discussões significativas sobre a realidade da juventude.
A semana de solidariedade é um espaço de encontro, partilha e momento oportuno de celebrar e refletir sobre os temas da vida ao lado dos agentes, colaboradores/as e sujeitos que impulsionam as ações que a Cáritas desenvolve.
Por Jeane Freitas Comunicadora Cáritas Brasileira Regional Ceará

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...