Ads 468x60px

Pages

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Dia Nacional da Juventude


Neste 11 de novembro, em Uberaba, celebramos o DNJ, Dia Nacional da Juventude, dando mais um passo na direção da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 3013. É o grande momento dos jovens de nossa Arquidiocese, firmando seu compromisso com a missão cristã, descobrindo sua potencialidade e dinamismo nos novos tempos.

Fixemos nossos olhos no jovem e profeta Elias, seguidor das palavras do Senhor, cumprindo a tarefa que lhe foi confiada. Elias, debilitado e com fome, vai buscar alimento na casa de uma viúva pobre, mas que partilha com ele sua pobreza, confiando na proteção de Deus. A generosidade dessa viúva de Sarepta fez com que o pouco que ela tinha, sendo dividido, fosse multiplicado.

Todo jovem deve colocar sua confiança em Deus. A Providência não falha quando não deixamos que a vaidade, o orgulho e a ganância sejam os destaques maiores na vida. A ostentação impede a ação de Deus. Jesus critica as pessoas que querem uma posição de destaque de forma egoísta, só por motivo de autopromoção e de dominação.

A generosidade é sinal de desapego e atitude essencialmente cristã. Jesus elogia uma viúva que, no templo, oferece tudo que tinha. Quem dá do que sobra não vê tocada sua própria existência, que continua segura. Não basta dar a Deus o supérfluo, mas a nós mesmos, nossa própria identidade, do que é necessário.

O Brasil vive o “tempo da juventude”, acolhe a cruz e o ícone de Nossa Senhora, recebidos em Madrid, que percorre por todas as arquidioceses e dioceses do país. É um convite a todos os jovens para o seguimento de Jesus Cristo, direcionando sua vida para aquilo que o torna mais feliz e comprometido com o bem.

A manifestação de Deus dá-se nos mais vistosos, mas também nos fracos, nos frágeis, indigentes, doentes, jovens etc. A exigência maior é a capacidade de autodomínio, de doação e sacrifício pelo Reino de Deus. Jesus foi jovem modelo, conquistando a vida com a doação de sua existência na cruz.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...