Ads 468x60px

Pages

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bento XVI se despede de cardeais e promete "respeito e obediência" ao futuro papa


Em seu último dia como papa, Bento XVI se despede dos cardeais (Foto: Vatican TV/AP)Em seu último dia de pontificado, Bento XVI prometeu nesta quinta-feira (28) "respeito incondicional e obediência ao novo papa", em cerimônia de despedida realizada no Vaticano com a presença dos cardeais. "Entre vós está o futuro papa, a quem prometo meu respeito incondicional e obediência. Continuarei rezando, especialmente nestes dias (de conclave)", afirmou um Bento XVI sereno e sorridente em seu discurso de adeus aos cardeais.  
O papa, que às 20h de Roma (16h de Brasília) deixará de ser chefe da Igreja Católica, destacou a proximidade, solidariedade e conselhos que recebeu dos cardeais em seus oito anos de pontificado. Bento XVI afirmou que o Colégio Cardinalício deve ser "como uma orquestra, na qual a diversidade pode levar a uma harmonia de concórdia".
O bispo de Roma disse ainda que a Igreja não é uma "instituição inventada por alguém, construída sobre uma mesa, mas uma realidade viva, que vive se transformando, embora sua natureza continua sendo sempre a mesma, já que sua natureza é Cristo". 
O papa se despediu dos cardeais na grandiosa Sala Clementina. Cerca de cem religiosos assistiram ao ato, e após seu discurso, o papa se despediu individualmente de todos eles. Em nome dos cardeais, o decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, expressou "gratidão" pelos oito anos de pontificado de Bento XVI e o "exemplo" dado por ele neste período.
AS
Revista Época

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...