Ads 468x60px

Pages

domingo, 2 de dezembro de 2012

Dia Mundial de luta contra a AIDS: deter a epidemia até 2015

Celebra-se neste sábado, 1° de dezembro, o Dia Mundial de luta contra a AIDS.

Graças ao extraordinário compromisso global, o número de contágios de HIV nas crianças diminuiu 24%, passando de 430 mil em 2009 para 330 mil em 2011. Quase 90% das crianças soropositivas vivem em 22 países, a maior parte na África Subsaariana.

Na mensagem para esse dia, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, ressalta que o objetivo de Desenvolvimento do Milênio para o HIV/AIDS é claro: deter a epidemia até 2015.

O relatório das Nações Unidas para o Dia Mundial de luta contra a AIDS deste ano destaca o progresso significativo na prevenção e cura da doença nos últimos dois anos. O número de pessoas que têm acesso aos antirretrovirais aumentou 60% e diminuiu o número de novas infecções em 25 países, 13 deles na África Subsaariana.

"Peço aos países para que intensifiquem seus esforços a fim de eliminar a transmissão da doença de mãe para filho e trabalhar para garantir a todas as mães soropositivas uma vida digna" – destaca o Secretário-Geral da ONU.

Recebendo o tratamento adequado, as mulheres grávidas soropositivas não só poderão viver mais e em boa saúde, mas poderão evitar que suas crianças sejam contagiadas pelo vírus.
O relatório da "Comissão Global sobre HIV e Direito: Riscos, direitos e saúde" evidencia como algumas leis, sistemas judiciários distorcidos e políticas punitivas, baseados não na ciência, mas no medo e preconceito, alimentam a epidemia.

Trabalhar para que não existam novos casos de HIV em crianças até 2015, manter em vida suas mães, diminuir o número de infecções e mortes causadas pela AIDS e combater a discriminação é o compromisso da ONU e sua agência UNICEF pela sobrevivência de crianças no âmbito do movimento global "Uma promessa renovada".
 
CatolicaNet

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...